OS 5 PRINCIPAIS DOCUMENTOS FISCAIS ELETRÔNICOS
- Editora Liberta
- 1 de set. de 2024
- 2 min de leitura
O que é um Documento Fiscal eletrônico?
O documento fiscal eletrônico ou nota fiscal eletrônica, é uma obrigação acessória no qual se registra as operações comerciais e semelhantes dentro de uma empresa.
O documento é validado e registrado e armazenado nos servidores do órgão fazendário responsável, e fica registrado permanentemente de forma que possa ser consultada a qualquer momento mediante chave de acesso de 44 dígitos, ou em arquivo xml para consulta entre as partes relacionadas no documento, e/ou o fisco para eventuais fiscalizações.
Quais são os 5 principais Documentos Fiscais Eletrônicos?Nota Fiscal Eletrônica (NF-e): Usada para formalizar a venda de produtos, e transito de mercadorias em geral, sob gestão da esfera estadual.
Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e): Utilizada para oficializar a prestação de serviços especificamente de responsabilidade dos municípios.
Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica (NFC-e): Para transações entre empresas e consumidores finais.
Nota Fiscal Avulsa Eletrônica (NFA-e): Indicada para aqueles que emitem notas com pouca frequência, como alguns casos de MEI ou produtores rurais não formalizados em PJ.
Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e): necessário para o registro de serviços de transporte de cargas interestaduais e intermunicipais.
Quais os benefícios de emitir estes documentos?
A emissão adequada desses documentos não apenas assegura que a empresa esteja em conformidade com a lei, mas também fortalece sua credibilidade e confiança perante os clientes. A digitalização dos documentos fiscais trouxe mais conveniência e segurança para as empresas, além de facilitar a organização e reduzir a ocorrência de erros.
Para emitir uma nota fiscal, é fundamental possuir um CNPJ, obter a Inscrição Estadual ou Municipal, e contar com um Certificado Digital, que assegura a autenticidade e a segurança das transações.
Manter-se atualizado com a legislação fiscal é crucial para evitar complicações com o Fisco e garantir a sustentabilidade do negócio.